Foi no começo dos anos 2000 que o Dunk começou a sair da geladeira, com uma versão lançada pelo departamento de skateboarding da Nike. O SB Dunk foi um enorme sucesso e ganhou várias colaborações (o que era novidade na época) que impulsionaram o que conhecemos hoje como “cultura sneaker”. Os mais famosos foram o “Black Cement”, feito com a Supreme, de 2002; o “Tiffany”, com a Diamond Supply Co., de 2005; e o “Pigeon”, com a Staple, no mesmo ano (sim, esse é aquele do pombo).
Mas como todo o estilo skate, o SB Dunk perdeu fôlego e deu uma caída no final da década. Ele tinha virado comum demais.
O renascimento do Dunk
Se há uma pessoa a quem a Nike pode agradecer pelo retorno triunfante do Dunk, é Virgil Abloh. O cara por trás da Off-White (e hoje também da Louis Vuitton) que conquistou o mundo sneaker com a série “The Ten”, em 2017, ajudou a pensar em várias novas versões para a silhueta.
As criações de Abloh, como o Off-White x Nike Dunk Low “Pine Green”, foram os primeiros Dunks em muitos anos a receber tanta atenção – e consequentemente um aumento nos preços. Além disso, o designer foi fotografado várias vezes usando o tênis, incluindo um Nike Dunk High “Syracuse” (um dos modelos originais) durante a Paris Fashion Week no ano passado.
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